


Analisando os artigos apresentados acima, que semelhança podemos encontrar entre cada um deles? Não será muito difícil compreender que aquilo que estes artigos têm em comum são as fortes repreensões e pesadas penas que caem sobre o principal vencido: a Alemanha. O Tratado de Versalhes, bem como a Conferência de Paz, acaba por ser algo criticado quanto às suas decisões, que haviam sido, talvez, exageradamente penosas (esta questão será desnvolvida futuramente no blog).
De um modo geral, a Alemanha perde:
__________________________________________________
Próxima entrada sobre...A nova esperança para a Humanidade - Sociedade das Nações
Ampliam-se os seguintes estados:
Os vencidos perdem as seguintes regalias:
Todas estas alterações da geografia política a nível mundial foram acordadas no Tratado de Versalhes, o principal tratado resultante das negociações da Conferência de Paz. Podemos observá-las melhor através do seguinte mapa:
(clicar na imagem para ampliar)
A principal conclusão que podemos retirar da observação deste mapa do pré/pós guerra é que a Europa sofreu grandes alterações na sua geografia política e viu nascer inúmeras novas nações, o que podia ser um sinal de esperança para a humanidade...
_____________________________________________
Próxima entrada sobre... Tratado de Versalhes (análise).
Há que notar, no entanto, um importante facto: é que, apesar de ter tido grande importância para a Conferência de Paz, este célebre documento do Presidente americano revelou-se um pouco contraditório ou, pelo menos, as boas intenções foram em vão. É que a concretização desta Conferência de Paz em Paris foi como o rasurar do primeiro dos 14 pontos (que defendia a prática de uma democracia transparente), porque apenas nela participaram os países vencidos, não tendo sido convidada a Alemanha a negociar o seu próprio futuro. Citando as palavras de André François Poncet, os vencedores impuseram à Alemanha, sob ameaça de invasão, uma paz não livremente negociada, mas ditada.
_______________________________________________
Próxima entrada sobre...a nova geografia política